Prefeitura Municipal de Araçaí

Você sabia?
Imprimir Email

Institucional

História

por PMA

04/02/2014 10:00

O Senhor Francisco Pereira da Rocha e sua esposa Cândida Maria de Jesus, acompanhados de seu filho Francisco José Pereira da Rocha, foram os primeiros habitantes de Araçaí. A família comprou uma Sesmaria, quando D. Pedro II era imperador do Brasil, dando início ao    povoado no ano de 1872, hoje Araçaí.
O filho do casal, Francisco Pereira da Rocha, Inhô Chico tinha apenas três anos de idade e, com os pais, aprendeu a amar e valorizar a nossa terra. Após a chegada destes, outras famílias foram comprando terras, construindo suas famílias e fazendo o progresso do arraial.
Os primeiros habitantes foram doando as terras para a construção da igreja, do cemitério, do campo de futebol, da escola, do asilo, etc.

 A cidade já teve nome de Hospital, Araçá (devido ao fruto de mesmo nome e que é muito presente na região) e depois de conseguir se emancipar de Paraopeba foi nomeada de Araçaí. O município foi muito visitado pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa e, por isso, faz parte do circuito turístico Guimarães Rosa.

 


Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página